domingo, 6 de junho de 2010

LILITH E OS RELATOS CONTIDOS NO GÊNESIS





Criação do Homem e da Mulher

Quem estuda atentamente o texto do Livro do Gênesis para ler o relato hebraico sobre a criação do Homem, irá de perceber a presença de duas narrativas distintas.

No capítulo 1 do livro, YHVH (DEUS) cria, no "último dia da Criação", o primeiro casal de humanos: homem e mulher são criados juntos, num mesmo momento, da mesma maneira.

No capítulo 2, o homem é criado primeiro, enquanto a mulher só é criada posteriormente, a partir de uma costela do homem.

Alguns estudiosos judeus tentaram explicar a contradição sugerindo que o Gênesis mostra ter havido duas criações: na primeira, YHVH (DEUS) criou os seres humanos em geral; na segunda, criou um homem especial, seu predileto, do qual derivou a "raça adâmica", ou seja, os hebreus.

Mas os historiadores que pesquisam a chamada História Bíblica, preferem identificar nessa incongruência a presença de duas fontes diferentes, que se teriam amalgamado no Livro do Gênesis.

Incoerência

Diz o Gênesis em seu capítulo 1, que o Deus Eterno (YHVH), após ter criado o céu, a terra, as estrelas, etc, cria os seres viventes: os peixes, as aves e os animais, segundo a sua espécie.
A todos eles dá um comando: "Frutificai e multiplicai", o que implica em acasalamento e reprodução.
Conclui-se, portanto, que esses seres foram criados aos pares: macho e fêmea, de cada espécie,
e com o Homem não foi diferente.

No "dia sexto", ele é criado, à imagem de Deus segundo a sua semelhança, cabendo-lhe frutificar, multiplicar-se, encher a terra e subjugá-la. Neste ponto, o Gênesis é explícito: "... à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou".

O primeiro capítulo do livro se encerra com YHVH (DEUS) vendo que era bom tudo quanto havia feito ( Gn 1,31). E até então, a narrativa apresenta-se coerente.

A incoerência se instala no capítulo 2. Além de esclarecer que "formou o Eterno Deus ao homem, do pó da terra (Gn 2,7), e soprou em suas narinas o folego da vida", o Gênesis diz que, inicialmente, apenas o macho humano é criado e colocado no Jardim do Éden, contrariando a lógica contida no capítulo anterior.
A fêmea só aparece na narrativa quando YHVH (DEUS) se dá conta de que não é bom que o homem esteja só (Gn 2,18). Então Deus, faz o homem cair em um sono pesado, toma-lhe uma de suas costelas (Gn 2,21) e dela faz a mulher.

Mas essa incoerência pode ser apenas aparente, se admitirmos que entre o primeiro e o segundo relato houve supressão de uma parte da narrativa, que a tornava coerente.

Que parte era essa? O que ela continha?


Perguntas Frequentes

Quando IHVH criou Eva, da costela de Adão, e a levou ao homem, este a recebeu dizendo:"Esta vez é osso dos meus ossos e carne da minha carne" (Gn 2,23).

Esta vez ...? Por que "ESTA vez"? Teria havido uma OUTRA vez?

Teria havido uma vez em que a mulher não era "osso dos meus ossos e carne da minha carne"?

Em outras palavras, teria havido uma mulher que não fora feita a partir do homem?

Ora, se IHVH decidiu criar o homem só (apenas o macho da espécie), por que resolveu, depois, dar-lhe uma companheira, contrariando seu próprio designo original?

Por que IHVH refletiu que "não é bom que o homem esteja só" (Gn 2,18), após tê-lo criado assim, se ao cabo dos 6 dias da Criação, ele (IHVH) havia visto que tudo quanto fizera era bom. Conforme relata o texto em Gênesis 1,31.
"E viu DEUS tudo quanto tinha feito, "e eis que era muito bom", e foi tarde e manhã do sexto dia".

Como seria possivel ao homem, sem a fêmea de sua espécie, cumprir a ordem divina: "frutificai e multiplicai-vos".

Essas perguntas parecem não terem respostas, salvo se nos desprendermos do enfoque patriarcal que a priori costumamos aplicar ao estudo do Gênesis.

Vamos, pois, colocar a questão de outra forma, enfocando-a sob outro prisma, por outro ângulo.

Podemos começar nos perguntando:

E se, na verdade, IHVH não criou o homem só? E se IHVH jamais tenha pretendido que ele (o homem) ficasse só?
É preciso observar que Gênesis 2,18 não diz que o homem ERA só; diz que ele ESTAVA só.
O fato do homem estar só, não implica, necessariamente, que ele tenha estado sempre só, pois sua solidão poderia ser circunstancial, expressando uma condição de momento. Logo, poderia ter havido um tempo, anterior àquele, em que o homem não estava só.

Respostas esclarecedoras

Se antes ele não estava só, poderia o homem de ter tido uma companheira. Mas que companheira seria essa, se a primeira mulher só foi criada depois, a partir da costela do homem, ou seja, "osso de seus ossos e carne de sua carne".

A resposta é óbvia. A mulher (Eva) que IHVH criou, a partir da costela de Adão, não foi a primeira companheira do homem. Houve uma anterior a ela, e que foi, verdadeiramente, a primeira mulher.

Uma mulher criada antes de Eva ? Quem?

Só pode ser aquela que foi criada junto com o homem, no dia sexto da Criação, conforme descrito em Gênesis I:

"Macho e fêmea os criou". Essa mulher não era Eva. Era outra.

Por isso Adão, ao receber Eva, exclama: "Esta vez é osso dos meus ossos e carne da minha carne". Isso porque a primeira mulher que recebeu não era osso de seus ossos nem carne de sua carne. Não fora criada a partir dele, mas do mesmo modo que ele, do "pó da terra".

O relato de Gênesis I é coerente. Todos os "seres viventes" são criados aos pares (macho e fêmea), segundo sua espécie, para que se lhes fosse possivel frutificar e multiplicar-se. Por que com o ser humano haveria de ser diferente?
Assim, sendo homem e mulher criados juntos, conclui-se portanto que o homem teve uma companheira desde o dia em que nasceu.

Por que, então, em Gênesis II, ele aparece só, sem achar "uma companheira frente a ele"? (Gn II,20) Que teria acontecido com a primeira mulher, criada junto com homem, e que não era osso de seus ossos?
Teria morrido, deixando Adão viúvo e solitário?

Adão ficou só porque sua mulher se foi. O casal se separou.




Em suma, o primeiro casamento da História terminou em divórcio, pois a mulher não aceitou ser submissa ao homem, e por todos esses anos, estão tentando esconder os fatos que provavelmente aconteceram para encobrir o poderio e o controle do patriarcado sobre as religiões que fazem culto a Grande Deusa Mãe.

Lilith na Versão Hebraica.

Em sua versão hebraica, Lilith se converteu na primeira mulher de Adão, criada junto com ele por IHVH, no sexto dia da Criação.

Roberto Sicuteri, autor da obra, "Lilith, a Lua Negra", é um dos que afirmam ter sido à época da transposição da Versão Jeovística da Bíblia para a versão Sacerdotal, que a lenda de Lilith foi expurgada do Gênesis, deixando uma lacuna que tornou contraditórios os capítulos I e II daquele livro. Ainda assim, sobraram alguns vestígios no texto canônico, a exemplo do que se lê no Livro de Isaías (Is 34:14) "E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si.". " Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilith é substituída por animais noturnos ou coruja.

Expulsa da Torah, a lenda de Lilith sobreviveu no Talmud, no Alfabeto de Ben Sira, e na Kabalah, ainda que mutilada por um progressivo processo de aviltamento da personagem.

"Alguns pesquisadores levantam a hipótese de que Lilith pode ter sido retirada da Bíblia durante o Concílio de Trento, a interesse da Igreja Católica, para reforçar o papel das mulheres como devendo ser submissas, e não iguais, ao homem. Porém muitas pinturas e esculturas a retratam como a serpente que tentou Eva a comer o pomo do conhecimento".

Na Idade Média, ela se integrou ao imaginário cristão, por força da popularidade de um texto hassídico, "Zohar - o livro do explendor" (século XIII), tida com uma das mais importantes obras do esoterismo kabalístico.

O Conflito Conjugal

Diferente da submissa Eva (que haveria de substituí-la), Lilith era uma mulher voluntariosa e rebelde, que reinvidicava igualdade de direitos em relação ao homem.
Quando o casal copulava, ela contestava o fato de ficar sempre por baixo, suportando o peso do esposo.

"Por que devo deitar-me embaixo de ti?
Por que devo abrir-me sob teu corpo?
Por que devo ser dominada por ti, se também fui feita de pó e por isso sou tua igual"?

A essas questões, Adão respondia alegando haver uma "ordem" que não podia ser transgredida, segundo a qual o macho deve dominar a fêmea, para que se preserve o equilíbrio preestabelecido por Deus.

Indignada com o "machismo" do marido, Lilith decidiu abandoná-lo, retirando-se do Jardim do Éden e indo viver às margens do Mar Vermelho. Inconformado, Adão denunciou o comportamento da esposa ao Eterno, que destacou três anjos (Semangelaf, Sanvi e Sansanvi) para trazê-la de volta.

Mas Lilith se recusou a voltar, sendo amaldiçoada pelos anjos: ela jamais teria filhos, pois todos os que concebesse morreriam logo após o parto.




Reconstruindo "O Gênesis"

Com a inclusão da história de Lilith, desaparece a incoerência entre os capítulos I e II do Livro do Gênesis, viabilizando a seguinte leitura do relato da Criação:

1 - No sexto dia, IHWH cria o primeiro casal de humanos (Adão e Lilith): "macho e fêmea os criou".

2 - Lilith não aceita ser dominada pelo marido e o abandona, deixando o Éden.

3 - Inconformado, Adão queixa-se a IHWH, que manda três anjos no encalço de Lilith, com ordens para trazê-la de volta.

4 - Lilith nega-se a voltar e é amaldiçoada pelos anjos.

5 - Solitário, Adão vaga pelo Éden sem achar "uma companheira frente a ele".

6 - IHWH apieda-se de Adão e resolve dar-lhe outra esposa.

7 - Para garantir que a nova mulher (Eva) será submissa e dependente do homem, IHWH fá-la nascer de uma costela de Adão.

8 - Ao receber sua segunda companheira, Adão mostra-se aliviado: "Esta vez é osso dos meus ossos e carne da minha carne".

O mito de Lilith, em sua versão hebraica, é vigoroso e fascinante, sendo razoavelmente possivel reconstituir as distorções progressivas que sofreu ao longo dos tempos, e que terminaram por converter a primeira mulher criada por IHVH em uma figura demoníaca.

Fontes:
Bíblia Sagrada
Torah
Zohar - o Livro do Explendor
Lilith - a Lua Negra - Roberto Sicuteri
Pesquisas na internet
adeusainterior.blogspot.com
Wikipédia

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